domingo, 19 de julho de 2009

EMBRAER EMB 326 XAVANTE - Praças e Museus





Avião Militar entrou em operação no Brasil em 1971. Foram produzidos pela EMBRAER na cidade de São Jose dos Campos-SP, 166 unidades.
Ainda existem 27 aeronaves em operação no Brasil todas sediadas na Base Aérea de Natal.
Em praças ou em frente de prédios públicos existem 6 unidades.
Estas fotos são de duas delas uma esta na frente do Museu da ULBRA na cidade de Canoas-RS e a outra são da cidade de Vinhedo-SP na praça dos Expedicionários.


quinta-feira, 9 de julho de 2009

LIXO INGLÊS PARA BRASILEIRO VÊR

Duas exportadoras inglesas enviaram para o Porto de Santos 16 contêineres com 290 toneladas de lixo doméstico. Com documentação falsa, a mercadoria tentou entrar no País como se fosse plástico reciclável. A Receita Federal constatou Falsa Declaração de Conteúdo e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) aplicou multas à importadora e transportadora da carga – R$ 155 mil para cada. A fraude foi descoberta pela alfândega do Porto de Rio Grande, que apreendeu, no final de junho, 40 contêineres (750 toneladas) com lixo enviados pela mesma empresa. O material também foi trazido por navios da Inglaterra e teria sido enviado no lugar de produtos importados por uma empresa gaúcha. Dentro dos contêineres trazidos ao Brasil pelos ingleses estavam toneladas de plástico, papel e vidro, além de seringas e preservativos. Um dos reservatórios levava brinquedos, com bilhetes que diziam: "Entregue estes brinquedos para as crianças pobres do Brasil. Lavar antes de usar!"

CHEIRO FORTE
Segundo a chefe do escritório regional do Ibama em Santos, Ingrid Maria Furlan Oberg, é a primeira vez que a Receita apreende lixo doméstico no Porto de Santos. "O cheiro era muito forte e até fiquei com dor de cabeça. Estava tudo misturado, jornal molhado, pano, embalagem com resto de alimento, de leite,
peças de computador", disse Ingrid, que notificou a empresa para devolver a carga à Inglaterra em dez dias, com mais dez prorrogáveis. Caso contrário, a empresa pagará multa diária pela permanência da mercadoria no País. "O Brasil é signatário da Convenção de Basiléia, que foi feita para evitar que os países mandem lixo um para o outro. Isso é um crime ambiental", explica Ingrid. O valor da multa foi calculado tendo como base dez vezes mais o custo que a empresa teria para dar um fim ao lixo na Europa. "Em 2004, apreendemos um lote de resíduos industriais, que é até mais grave. Lembro que foram mais de 12 contêineres com importações de diversos países europeus e também dos Estados Unidos. Foi a última vez que tivemos algo similar". De acordo com a Receita Federal, com a identificação do crime, as alfândegas de todo o País estão com a atenção voltada para esse tipo de importação, mas, por enquanto, apenas foram identificados contêineres com lixo nos portos de Santos e de Rio Grande.

Fonte: G1 e Ministerio das Relações Exteriores do Brasil.