terça-feira, 15 de setembro de 2009

ENDOMARKETING - A dificil arte de vender aquilo que ninguém acredita

Recentemente em nosso curso de marketing nos foi sugerido pelo mestre um trabalho com a árdua tarefa de convencer uma fabrica inteira em acreditar nos produtos que ela mesma fabrica.
Parece loucura que inúmeras pessoas jamais comprariam aquilo que fabricam. Os motivos os mais variados. Gosto, financeiro, utilidade pessoal etc.
Em pesquisa recentemente feita com aproximadamente 80 funcionários de uma fabrica ficou claro a insatisfação da grande maioria deste grupo com a empresa e com os produtos que ali são fabricados.
Na leitura desta pesquisa podemos ver claramente que estes insatisfeitos assim o são por não conseguir impor seus desejos à regra geral da empresa.
Sendo assim lutam contra o sucesso desta pra que suas convicções sejam vitoriosas.
Convencer um grupo tão grande que todos devem trabalhar com um só objetivo e a tarefa mais importante. E para isso devera ser escolhido um líder que realmente acredita no sucesso do empreendimento.
Um líder não comprometido com os objetivos levará toda a equipe à derrota.
Sendo assim o primeiro passo e ter como escolhido à pessoa que mais conhecimento e comprometimento tenham com o projeto. Caberá a ela vender a idéia de sucesso para o restante do grupo. Sua segurança ante ao grupo deverá ser determinante.
Assisti recentemente a uma apresentação de um projeto que nem mesmo a apresentadora acreditava. E isto foi determinante para que ninguém “compra-se” a idéia.
Sendo assim antes de sair vendendo suas idéias para seus clientes venda-as primeiro para seus colaboradores. Nada de imposições. Faça uma venda de verdade. Afinal não e porque você não pode comprar uma Ferrari que outras pessoas não comprariam.

evaristomesquita@2009