sábado, 30 de junho de 2012

MUSEU MAZZAROPI - Taubate SP

No centenário de nascimento de AMANCIO MAZZAROPI (09/Abril/1912) e interessante uma visita ao pequeno e aconchegante Museu Mazzaropi localizado no município de Taubate-SP. Contando com fotos, filmes, equipamentos cenográficos usados pelo artista durante sua carreira. Fiquei maravilhado em ver o resgate de parte da historia deste artista. Numa época em que apenas filmes de Hollywood tinham acesso às salas de cinemas, Mazzaropi encantava seu publico com o personagem matuto que foi imortalizado por ele. Foram 32 filmes sendo o primeiro em 1952 (Sai da Frente) e o ultimo em 1980 este produzido pela PAM (PRODUTORA AMACIO MAZZAROPI) no mesmo espaço físico onde hoje se encontra o hotel e o museu. Indo a TAUBATE-SP visite o Museu Mazzaropi, Estrada Municipal Amacio Mazzaropi, 201 – Bairro dos Remédios, altura do nº 2380 da Estrada Municipal dos Remédios em Taubaté.

sábado, 23 de junho de 2012

DOAÇÕES VÃO PARA O LIXO

19/06/2012 - 08h16
Roupa doada a vítimas das chuvas em Paraitinga-SP vai para o lixo
LUIZA BANDEIRA
De SÃO PAULO - para Site: FOLHAPRESS
http://www1.folha.uol.com.br/

Parte das roupas doadas para São Luiz do Paraitinga (182 km de SP) após as enchentes que praticamente destruíram a cidade em 2010 foi parar no lixo. A prefeitura diz que quatro caminhões cheios de roupas mofadas foram levados ao aterro sanitário do município no mês passado. As doações, feitas há dois anos, estavam num galpão particular na área rural e não foram distribuídas. A prefeitura alega que as roupas já chegaram à cidade sem condições de uso e, por erro, não foram descartadas em 2010. O assessor técnico da prefeitura, Marcus Silva, diz que, como houve muitas doações, sobraram peças mesmo depois que a população retirou as roupas. Segundo ele, como não havia espaço nos prédios públicos para guardar as roupas, elas foram entregues a voluntários, que iriam fazer a distribuição para outras cidades. Um empresário --cujo nome não foi revelado pela prefeitura-- ficou com parte das roupas em seu galpão na zona rural. No mês passado, a Vigilância Sanitária mandou descartar as peças, pois estavam com fungos, haviam sido expostas a ratos e ofereciam riscos para a saúde. Silva diz que o empresário doou as roupas em boas condições para entidades de Campinas. "Nós recebemos roupas mofadas, rasgadas, com manchas de sangue e em péssimo estado", afirma. A prefeitura diz que abriu sindicância para saber por que essas roupas não foram descartadas antes. A reportagem não conseguiu o contato do empresário que guardou as doações.

                                                   VOLUNTARIOS SEPARAM PARTE DE DOAÇÕES RECEBIDAS EM 2010. 

                                   Foto Nilton Cardin – 9/jan/2010 – Folhapress
 
CONSIDERAÇÕES:
Quando as imagens das enchentes de 1983 em Santa Catarina chegaram a nós aqui em São Paulo houve uma verdadeira corrida de pessoas ao hangar da TRANSBRASIL na Rua dos Tamoios levando todo tipo de donativo.Seguindo a mesma corrente humana eu separei algumas roupas usadas e levei pessoalmente ao hangar. Devido à falta de organização no recebimento dos donativos permaneci durante 6 horas como voluntário recebendo os donativos.Percebi que apesar de boa intenção as pessoas não tinham ideia e nem eram orientadas por ninguém, seja governo ou entidades civis de como fazer uma doação correta numa hora destas.Vi muita roupa sem a mínima condição de uso, sapatos velhos e furados, pareciam mais lixo que qualquer outra coisa. Isto aconteceu em 1983 e pelo jeito ate hoje quando ocorre alguma catástrofe as doações continuam sendo feitas sem nenhum planejamento. Fatos como o da reportagem acima, também aconteceram na região serrana do Rio de Janeiro em 2010, toneladas de roupas e sapatos levados ate os flagelados não tiveram distribuição adequada, pois estavam sem condições de uso e também foram jogadas no lixo.

Isso não e bom.

Pois o povo brasileiro sempre solidário em situações de catástrofes não pode ser estimulado a não mais fazer doação. Precisamos urgentemente nos organizar. Precisamos ter uma Defesa Civil que organize as doações e evite que uma única peça doada por um brasileiro a outro brasileiro seja jogada no lixo por falta de atitude em organizar esta tarefa.

ejomes#2012_Junho

quinta-feira, 14 de junho de 2012

OS HOMENS SÁBIOS

 
Os homens sábios disseram
Que sabiam o caminho da liberdade.
Agora eles não sabem mais o caminho
Quando eles desceram do Céu, eles sabiam o caminho.
Mas agora não sabem pra onde ir.
E agora eles sabem que não há saída,
Eles eram apenas “Homens Sábios”
Pensando tudo saber
Tentando tudo explicar
Mas a grandeza do universo não e para os sábios
E para os poetas e amantes
Não olhe só para o céu quando falar de Deus olhe em volta também.
Veja que as coisas belas estão ao seu lado também.
Tua liberdade esta no brilho das estrelas
Na pureza das flores
Na inocência dos animais
Em todas as estações do ano
O teu céu e teu paraíso e aqui
Se tu transformaste em inferno
Talvez os homens sábios tenham as respostas que não sabem

@EJOMES 1999_