sábado, 30 de abril de 2016

DIA NACIONAL DA MULHER - BRASIL

No dia 30 de abril é comemorado no Brasil o Dia Nacional da Mulher. A data é uma homenagem à líder feminista Jerônyma Mesquita, enfermeira brasileira que liderou o movimento feminista no Brasil, e fundou o Movimento Bandeirante, que tinha como objetivo principal promover a inserção da mulher em todas as áreas da sociedade.
Jerônima Mesquita esteve também envolvida na criação do Conselho Nacional das Mulheres e lutou para que em 1932 todas as pessoas do sexo feminino acima de 18 anos tivessem direito ao voto.



A data do Dia Nacional da Mulher foi escolhida por ser o dia do nascimento de Jerônima Mesquita e a lei que instituiu a data no Brasil foi a 6.971/1980.
É por isso que a data se torna tão especial e merece uma comemoração em alto estilo.




A seguir veja algumas das grandes mulheres brasileiras. São apenas algumas entre tantas que nos cercam.

IRMÃ DULCE



Maria Rita de Sousa Brito Lopes Pontes (1914 - 1992) - Mais conhecida como Irmã Dulce, recebeu o epíteto de “o anjo bom da Bahia”. Foi uma mulher religiosa e católica brasileira. Irmã Dulce ganhou notoriedade por suas obras de caridade e de assistência aos pobres e necessitados.


RACHEL DE QUEIRÓZ (1910 – 2003)


Professora, jornalista, romancista, cronista e teatróloga, nasceu em Fortaleza e foi à primeira mulher a entrar para a Academia Brasileira de Letras. Eleita em agosto de 1977. Relatou em suas obras os problemas do Nordeste, como a seca.
“Gosto de palavras na cara. De frases que doem. De verdade ditas (benditas!). Sou prática em determinadas questões: ou você quer ou não”.



CHIQUINHA GONZAGA – (1847 – 1935)


Chiquinha foi à primeira mulher a reger uma orquestra no Brasil e a primeira pianista de choro brasileira, compôs a primeira marchinha brasileira (Ô Abre Alas, de 1899). Chiquinha compôs mais de duas mil canções populares e escreveu ainda 77 peças teatrais. Bravo!


MARIA ESTHER BUENO



Nosso orgulho esportivo. Grande tenista brasileira, a paulista foi à primeira mulher a vencer os quatros torneios do Grand Slam (Australian Open, Wimbledon, Roland Garros e US Open). Conquistou, no total, 589 títulos em sua carreira.


MARIA LENK  (1915 – 2007)


Outro orgulho esportivo, foi a nossa principal nadadora brasileira, estabeleceu um Recorde mundial nas piscinas olímpicas.

ZILDA ARNS  ( 1934 -2010)



Médica pediatra e sanitarista brasileira. Fundadora e coordenadora da Pastoral da criança e da Pastoral da Pessoa Idosa. Recebeu muitos prêmios e menções internacionais devido ao trabalho em prol dos necessitados ao longo de sua vida. Foi indicada para o Prêmio Nobel da Paz. Estudou medicina e em uma de suas entrevistas disse. “Um professor me reprovou no primeiro ano, bem eu, sempre fui uma das primeiras da sala. Ele dizia que era um absurdo uma mulher cursar medicina. Mas virei pediatra, justo na matéria dele.”


CORA CORALINA ( 1889 – 1985)


Poetisa e contista, Cora Coralina é uma das principais escritoras brasileiras e um verdadeiro exemplo. Seu primeiro livro foi publicado em junho de 1965 (Poemas dos Becos de Goiás e Estórias Mais), aos 76 anos de idade.


MARIA DA PENHA



Maria da Penha Maia Fernandes é líder dos movimentos de defesa dos direitos da mulher. A Lei que leva seu nome foi sancionada em 07 de agosto de 2006. A lei prevê um rigor maior nas punições às agressões contra a mulher em ambiente doméstico ou familiar. 

BERTHA LUTZ (1894 – 1976)


Pioneira do feminismo no Brasil estudou ciências naturais em Paris, na Sorbonne. Na França ganhou consciência feminista e no Brasil buscou igualdade de direitos jurídicos entre os sexos e tornou-se a segunda mulher a ingressar no serviço público, tornando-se secretária do Museu Nacional do Rio de Janeiro. Lutou pela emancipação da mulher fundando a Liga para Emancipação Intelectual da Mulher e a Federação Brasileira para o Progresso Feminino, representou o Brasil na Liga das Mulheres Eleitoras, realizada nos Estados Unidos. Lutava por mudanças na legislação trabalhista com relação ao trabalho feminino e infantil.

ROSA CÉLIA PIMENTEL BARBOSA



Alagoana de Palmeira dos Índios é cardiologista com especialização em Londres em cardiologia pediátrica. Em 1996, movida pelo apelo de socorro de mães pobres com suas crianças doentes  e sem conseguir atendimento público, Dra Rosa fundou o Pro Criança Cardíaca para o atendimento da criança cardíaca carente. Hoje preside o Pro Criança Cardíaca com muito entusiasmo e determinação. 


RUTH DE SOUZA



Dama do cinema brasileiro. Primeira grande atriz negra a fazer sucesso nas artes cênicas brasileira. Como pioneira mostrou aos cineastas brasileiros sua beleza e competencia. Foi a primeira mulher negra a subir no palco do teatro municipal do Rio de Janeiro. Em 1969 faz historia mais uma vez ao ser a primeira atriz negra a protagonizar uma novela na TV brasileira.

terça-feira, 26 de abril de 2016

DIA DO GOLEIRO

O goleiro (português brasileiro) ou guarda-redes (português europeu) (em tempos antigos, também chamado arqueiro ou porteiro, no Brasil, e quíper/keeper, em Portugal) é um atleta presente em alguns desportos coletivos, como futebol, futsal, handebol, hóquei (em qualquer dos vários tipos), entre outros.
 
Gylmar dos Santos Neves (1930 - 2013)
A sua função é evitar o gol, evitando que o clube adversário marque pontos. Justamente por ser a sua função diferente da dos demais jogadores, é protegido por regras específicas. Enquanto os demais jogadores são proibidos, na maioria dos desportos, de utilizar algumas partes do corpo, este pode utilizar de qualquer parte para evitar que o clube adversário atinja o gol. Mas essa permissão é restrita a uma área demarcada em torno da trave.
MANGA - Hailton Correa de Arruda


Já foi dito que e a profissão mais miserável do futebol, pois onde ele pisa nem grama nasce.
Hoje com gramados modernos este fato passa despercebido.
De louco a doido quem gosta de jogar nesta posição não deve ter mesmo juízo. E uma das posições mais suscetível a erro fatal dentro do futebol.
Hoje dia 26 de Abril e o DIA DO GOLEIRO.


Afinal quem nunca teve um goleiro como ídolo no seu clube. Parabéns a todos

Impossivel postar fotos de todos.  PARABENS A ESTES LOUCOS FANTASTICOS

sexta-feira, 15 de abril de 2016

RADAR ONLINE - Siga seu voo


O site www.flightradar24.com - live flight faz voce sentir-se um operador de transito aereo.


https://www.flightradar24.com/-23.63,-46.66/14   essa coordenada -23.63,-46.66/14 corresponde ao Aeroporto de Congonhas na cidade de São Paulo-SP-Brasil. 
Voce pode acompanhar voos de todas as aeronaves ao redor do mundo, desde que as mesmas esteja com o transponders ligados.
E um site muito interessante para quem gosta de avião.