domingo, 4 de março de 2012

sexta-feira, 2 de março de 2012

MUSEU AUTOMOVEL BRASIL

MUSEU DE TECNOLOGIA ULBRA

Foi muito simples, peguei o trem ali na Estação Farrapos e segui ate a Estação São Luis/ULBRA no município de Canoas, ao lado de Porto Alegre-RS.
Meu coração batia acima da media, era uma felicidade incontrolável, uma ansiedade talvez só comparada a alguém que vê pela primeira vez o mar.
Mas eu ia ver um mar.
Um mar de carros e veículos antigos, 270 ao todo num espaço de 9.000 m2.
Mas além destes havia 300 veiculos em fase de restauros.
Um sonho prestes a se realizar.
Conhecer o Museu de Tecnologia da Ulbra.
Poder rever carros que desde minha infância já não circulavam mais era como encontrar velhos amigos.
Imaginava ver aquele ônibus escolar do Colégio Dante Alighieri que por muitos anos foi dirigido pelo Zezinho meu visinho aqui em São Paulo.
Era um domingo nublado, mas quente num inicio de setembro de 2008, ao descer na Estação São Luis/ULBRA nem tive paciência de esperar um ônibus, fui a pé mesmo seguindo pela Rua Uruguai ate chegar a Avenida Miguel Tostes. Segui direto pela portaria da ULBRA.


Nem acreditei ao chegar a frente ao museu.
Já do lado de fora um EMBRAER EMB 326 ,dava as boas vindas.
Nos jardins do museu vi alguns veículos militares um tanque e alguns caminhões. Ainda hoje dia 07. Maio.2011 e possível vê-los nas imagem do Google/maps.


Ao entrar o museu peguei um elevador que me levou ao 4º Andar que e onde começava a visita íamos percorrendo os grandes salões e descendo para o piso inferior ate chegarmos ao térreo.
Era uma emoção a cada reencontro, a cada descoberta.
Existia num dos salões uma sala anexa onde havia antigos rádios, reconheci um dos modelos expostos era igual ao do meu tio Edmundo que na década de 60 ouvia seus programas favoritos em seu apartamento no bairro de Laranjeiras, Rio de Janeiro.
Vocês perceberam que citei um amigo de São Paulo um parente no Rio de Janeiro?
Pois é o Museu da Ulbra estava no Rio Grande do Sul, mas tinha historia de todo Brasil. Mas por decisão judicial o acervo do museu passou a ser leiloado para pagar uma divida de R$ 2 bilhões de reais com o governo federal.



                                                              PENSKE PC-22_1993
    Formula Indy em que Emerson Fittipaldi ganhou as 500 milhas de Indianapolis em 1993.
O maior museu de automóveis da America Latina começava a ruir.
Pela bagate-la de R$ 8.000,00 (lance mínimo) foi possível levar um DOGDE POLARA 1980.
A General Motors de São Caetano do Sul SP, doou inúmeros veículos fabricados aqui no Brasil para fazer parte do Museu. Tudo em vão.
Existe algo que não se pode perder que e a história de um povo, essa história não custa R$ 2 bilhões de reais, ela não tem preço.
A divida com INSS, Imposta de Renda vem se arrastando nos últimos 10 anos, existe também uma divida com fornecedores e ate salários.


Mas o acervo do museu não pertence à ULBRA pertencem a historia do automóvel no Brasil esse mesmo automóvel que gera valores absurdos de impostos todos os dias.
Um país que não dá valor ao passado jamais terá futuro.
O presente e uma ponte que necessita de um lado no passado e outra no futuro.

quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

FUTURO IGUAL AO FUTURO

Se o jovem poeta viu o futuro repetir o passado
Jamais o velho poeta verá o passado ser igual ao futuro
Porque o poeta nunca estará no presente
Estará sempre num futuro igual ao futuro
O lugar onde tudo se resolvera


E lá que mora a esperança
A certeza da certeza
O inicio da nova vida
O principio do amor verdadeiro
A visão do paraíso


A esperança nunca morre
Pois não sabe morrer
Só sabe nascer
E viver na esperança
Do futuro que logo virá

ejomes@2006

terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

FACULDADE BRASIL URGENTE

cURSO SUPERIOR NÃO ELEVA RENDA DO BRASILEIRO.


Um estudo do IBGE abrangendo as regiões metropolitanas de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Recife, Salvador e Porto Alegre.


Mostra que nos últimos oito anos o ganho de quem fez faculdade foi um aumento real de 0,3% contra 30,6% dos que tem o ensino fundamental. O número de trabalhadores com diploma universitário cresceu 63%, o que, contribuiu para a queda na renda. E à lógica da oferta e da demanda.


Ou seja, mais pessoas com formação fizeram o mercado pagar menos. Isto vem acontecendo desde 2003. Neste período, o salário médio desse grupo obteve ganho real (acima da inflação) de apenas 0,3%, indo a R$ 3.850,52. Contra 30,6 % do grupo de trabalhadores com ate oito anos de escolaridade.


Estes dados mostra a real condição de pessoas que acreditando nos estudos para melhorar de vida podem ter sido vitimas de mais uma arapuca do governo brasileiro que se estabeleceu no pais desde 2002.


Dividindo o ensino superior em ciências exatas, humanas e biológicas observamos que onde existem maior números de cursos e exatamente nas áreas de humanas com exatos (67,6%) de formandos. Ou seja, naquela área que mais se formam professores do ensino básico. Mais ainda nas áreas mais procuradas pelos alunos cotistas.


Esse mesmo estudo observa uma enorme carência nas áreas de perfil técnico, como física, química, engenharia, matemática e biotecnologia. Possivelmente pelo ensino de base em alfabetização e matemática não proporcionar nenhum interesse aos cidadãos deste país.


Apenas 13,6% dos alunos que concluíram a universidade entre 2001 e 2010 se graduaram em cursos de exatas como os listados acima. A grande maioria (67,6%) veio de áreas de humanas, como direito, educação, ciências sociais e artes.


Vejam para onde estamos caminhando.

fonte: IBGE, e todos os sites na net nesta terça-feira 21/02/2012

ejomes@2012_02

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

O QUE VOCE VÊ?

TESTE DE OBSERVAÇÃO:


Encontre na imagem abaixo os seguintes itens:


1. Gato
2. Cano 1/2
3. Motor 1/3 HP 220 Volts
4. Uma familia de Aedes Aegypti


RECICLE SEU LIXO VOCE MESMO VAI AGRADECER

domingo, 5 de fevereiro de 2012

MINI AEROPORTO HAMBURGO



Em um dos saguões do Aeroporto de Hamburgo na Alemanha
existe uma replica do próprio aeroporto o qual e considerada a maior e melhor replica do mundo.
Foram necessários sete anos para ficar pronto. Com mais de mil miniaturas de veículos, 300 réplicas de aviões,15 mil bonecos e 300 prédios em miniatura, possuem cerca de 40.000 mini lâmpadas para dar um efeito de iluminação noturna espetacular.
Área total e de 1150 m2.
Tudo e controlado numa central computadorizada que faz inveja a os aeroportos do mundo todo. Com precisão germânica a circulação de aviões e carros de serviços e simplesmente espetacular. Além do aeroporto faz parte da replica uma estação de trem a qual tem painéis eletrônicos informando as chegadas e partidas dos aviões e trem.
Observe o sistema hidráulico que faz com que os aviões levantem voo e aterrissem.