quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

ALCIDES GHIGGIA

No ultimo dia 29 de Dezembro, o Sr. Alcides Ghiggia, então com 83 anos, recebeu homenagem no estádio do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.
Campeão Mundial de Futebol em 1950, pela seleção uruguaia Ghiggia deixou a marca de seus pés em moldes de gesso para que os mesmo sejam colocados na calçada da fama e visto por centenas de pessoas que visitam o Estádio do Maracanã todos os dias.
Parte da imprensa brasileira noticiou o fato referindo-se a Ghiggia como o “Carrasco do Brasil na Copa de 50”.

Então vejamos no Dicionário de Português o que significa a palavra carrasco.

“Carrasco, algoz ou verdugo são nomes dados ao funcionário diretamente encarregado da execução de uma sentença de pena de morte. No caso do enforcamento, por exemplo, é o carrasco quem empurra o condenado para que ele morra pendurado.
A figura do carrasco encapuzado tomou ares míticos e assustadores durante a Idade Média, onde as execuções aconteciam com freqüência.
O termo carrasco surgiu a partir do nome da arvore Carrasco, que era usada para enforcamentos , arvore comum da região homonima de Portugal.”

O Sr. Alcides Ghiggia nunca foi carrasco e sim jogador de futebol e campeão da Copa de 50 juntamente com todo o time de futebol do Uruguay.
Alias legitimos Campeoes de Futebol daquela copa, assim como os brasileiros tambem os foram nas copas de 58,62,70, 94 e 2002.
E nenhum jogador de futebol e carrasco e sim artista da bola, que nos trazem alegria quando são nossos compatriotas e admiração quando são jogadores de outros paises.
Imprensa brasileira por favor, apenas informe corretamente não deem suas opinioes pessoais ou façam comentários exdruxulos, não liguem expressões violentas a arte do futebol.
Fuzilar o goleiro significa matá-lo com tiros de fuzil. Detonar o time adversário significa explodir um artefato com uso de detonador, isso causaria ferimento as pessoas.

Nos homens gostamos de futebol porque ele e competitivo assim como nos tambem os somos.
Não somos violentos nos estamos violentos de tanto ouvir e ler coisas que nos instigam a isso.

Um abraços a todos que como eu gostam do futebol.

ejomes@2009

Nenhum comentário: