quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

HELICÓPTERO TÚNEL PASMADO 1967 - VOTEC STUCA UV22

Helicóptero em vôo dentro do tunél do Pasmado
VOTEC STUCA UV22


Recebi recentemente a informação de um amigo sobre esse vídeo. Sendo assim repasso aos amigos essa raridade que faz parte do filme “ROBERTO CARLOS EM RITMO DE AVENTURA” de 1967.
O helicóptero pertencia à antiga Companhia VOTEC, sendo esta a primeira empresa contratada pela PETROBRAS para efetuar vôos para as plataformas marítimas.
O filme traz uma cena extraordinária que e a travessia do túnel do Pasmado que liga o bairro de Botafogo ao de Copacabana. Hoje este vôo não seria possível devido às regras de avião atual.

O navio que o helicóptero cruza no mar é da Costa Cruzeiros.

Ainda não existiam a Torre do Rio Sul o Condomínio Morada do Sol e o Mourisco.
Observe a Avenida Atlântica com uma pista única de rolamento.

Na Cinelândia as Avenidas 13 de Maio e Rio Branco podem ser vistas em toda sua plenitude. A Praça XV (4,07 minutos do video). O antigo Palácio Monroe onde se situou o Senado Federal ate 1964 e foi demolido durante as obras do Metrô Carioca. (4,26 minutos do vídeo)

O pouso foi feito no prédio do antigo Banco do Estado da Guanabara, hoje Banco Itaú S.A., na Avenida Nilo Peçanha, provavelmente o único heliporto existente em 1967 no centro da cidade. Ao fundo o Aeroporto Santos Dumont (5,54 minutos do vídeo)

Aos saudosistas, grupo o qual não pertenço, um abraço.

Um comentário:

Lucio de Jesus disse...

Esta empresa onde trabalhei de 1979 a 1989 na 'aerea de fretamentos e contratos, foi a melhor empresa para mim onde aprendi tudo sobre aviacao e aproveito ate hoje ....Parabens a todos que passaram por esta empresa VOTEC....