quarta-feira, 15 de maio de 2013

FORCE ONE - DC 9 -


13/05/2013 06h00 - Atualizado em 13/05/2013 06h00
Antigo avião 'Força Aérea Um' vai a leilão.
Site de leilões do governo dos EUA anunciou avião com 30 anos de uso.
Aeronave fez missões presidenciais e transportou diversos políticos.

O site oficial de leilões do governo dos EUA anunciou a venda de um avião DC9-32 que serviu os Presidentes dos EUA como “Força Aérea Um” (código de controle aéreo utilizado para identificar a aeronave que transporta o presidente norte-americano) por mais de 30 anos no país. Tem preço inicial R$ 100 mil.
De acordo com os detalhes do anúncio, a aeronave, que esteve em atividade entre 1975 e 2005, serviu em diversos voos presidenciais e transportou inúmeros funcionários do governo como o vice-presidente, a primeira-dama, secretários de Estado, generais, entre outros. No anúncio, há fotos que mostram o interior da aeronave, que conta com 32 poltronas mais uma cabine VIP com 10 lugares.
Além da aeronave, o pacote também inclui um conjunto enorme com peças de reposição para a aeronave. Os lances podem ser dados a partir desta quarta-feira (15/04/2013).


O Douglas DC-9 é uma antiga aeronave  bimotor turbojato, projetada e fabricada a partir da década de 1960 pela então Douglas Aircraft Company para uso na aviação comercial no transporte doméstico de passageiros. Ela tem dois motores na parte traseira, fixados no cone de cauda e tem dois estabilizadores no cone de cauda que são o estabilizador vertical, e fixado nele o estabilizador horizontal, que formam a cauda em T.
O projeto do Douglas DC-9 foi utilizado posteriormente como base pela Douglas Aircraft Company / Mc Donnell Douglas e pela Boeing para dar origem aos modelos da série  MD-80, MD-90 e Boeing 717, produzidos até a década de 2000.
Toda essa família de aeronaves bimotoras para uso no transporte comercial de passageiros, incluindo os derivados com motorização  turbofan (derivação de motor turbo), é um dos maiores sucessos de vendas da aviação, com mais de 2.000 unidades produzidas, mas no  Brasil, curiosamente, estes modelos não tiveram praticamente nenhuma penetração de mercado, e até os dias atuais, tenta-se entender o porquê disso.
A Douglas Aircraft utilizou o projeto do antigo jato comercial quadrimotor DC-8 para dar origem ao bimotor DC-9, mas os aspectos externos das duas aeronaves são bem diferentes.


ejomes 2013

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