13/05/2013
06h00 - Atualizado em 13/05/2013 06h00
Antigo avião 'Força Aérea Um' vai a leilão.
Site de leilões do governo dos EUA anunciou avião
com 30 anos de uso.
Aeronave fez missões presidenciais e transportou diversos políticos.
Aeronave fez missões presidenciais e transportou diversos políticos.
O site oficial de leilões do governo dos EUA anunciou a venda de um
avião DC9-32 que serviu os Presidentes dos EUA como “Força Aérea Um” (código de
controle aéreo utilizado para identificar a aeronave que transporta o
presidente norte-americano) por mais de 30 anos no país. Tem preço inicial R$
100 mil.
De
acordo com os detalhes do anúncio, a aeronave, que esteve em atividade entre
1975 e 2005, serviu em diversos voos presidenciais e transportou inúmeros
funcionários do governo como o vice-presidente, a primeira-dama, secretários de
Estado, generais, entre outros. No anúncio, há fotos que mostram o interior da
aeronave, que conta com 32 poltronas mais uma cabine VIP com 10 lugares.
Além
da aeronave, o pacote também inclui um conjunto enorme com peças de reposição
para a aeronave. Os lances podem ser dados a partir desta quarta-feira
(15/04/2013).
O Douglas
DC-9 é uma antiga aeronave bimotor turbojato, projetada e fabricada a partir da
década de 1960 pela então Douglas Aircraft Company para uso na aviação comercial no
transporte doméstico de passageiros. Ela tem dois motores na parte traseira,
fixados no cone de cauda e tem dois estabilizadores no cone de cauda que são o
estabilizador vertical, e fixado nele o estabilizador horizontal, que formam a
cauda em T.
O projeto do Douglas DC-9 foi
utilizado posteriormente como base pela Douglas Aircraft Company / Mc Donnell
Douglas e pela Boeing para dar origem aos modelos da série MD-80, MD-90 e Boeing 717, produzidos até a década de 2000.
Toda essa família de aeronaves bimotoras para uso no transporte comercial de
passageiros, incluindo os derivados com motorização turbofan (derivação de motor turbo), é um dos
maiores sucessos de vendas da aviação, com mais de 2.000 unidades produzidas,
mas no Brasil, curiosamente, estes modelos não
tiveram praticamente nenhuma penetração de mercado, e até os dias atuais, tenta-se
entender o porquê disso.
A Douglas Aircraft utilizou o projeto
do antigo jato comercial quadrimotor DC-8 para dar origem ao bimotor DC-9, mas
os aspectos externos das duas aeronaves são bem diferentes.
ejomes 2013
Nenhum comentário:
Postar um comentário