sábado, 17 de outubro de 2009

CAFE DIVIDIDO

Tempos atrás estava eu numa manhã destas quentes de São Paulo, naquela padaria que fica ao lado da Igreja de São Jose do Pari.
Sentei no banco junto ao balcão e pedi um café com leite e uma fatia de bolo.
O café me foi servido rapidamente. Enquanto eu aguardava a fatia de bolo aproximou-se de mim uma senhora destas maltratadas pelo tempo.
Educadamente me desejou bom dia, e me fez um pedido.
- Por favor, o senhor poderia pagar-me um café. Sai hoje cedo de Francisco Morato (cidade da grande São Paulo) e não tive condições de tomar um café. Vim acompanhar uma amiga numa entrevista de trabalhado.
Eu solicito ao copeiro da padaria para que providencie um café com leite e um pão com manteiga para aquela senhora.
Ela então agradece.
Enquanto inicio o meu café já acompanhado pela fatia de bolo, observo o copeiro servindo um copo de café com leite para aquela senhora.
Neste instante a senhora pede ao copeiro um copo vazio e para minha surpresa divide o conteúdo do café com leite exatamente na metade. Tornam-se então dois copos.
Ela então chama uma segunda senhora que a acompanhava e eu nem tinha percebido sua presença e oferece aquele meio copo de café com leite. Assim como a metade do pão que acompanhava.
Surpreso-me propus então a pagar um segundo copo de café e um segundo pão.
Mas as mesmas se recusaram agradeceram minha oferta e disseram que já era suficiente.
Eu fiquei maravilhado com aquele gesto. E fiquei agradecido por ter participado de uma atitude tão linda como essa. Eu ali como co-ajuvante e as duas como estrelas principais.

Contos:
SABOREANDO CADA PEDAÇINHO DA VIDA / By Evaristo J Mesquita.
ejomes@2007

Nenhum comentário: