sábado, 17 de setembro de 2011

PARDAL - A GUERRA DOS PARDAIS

Como um pássaro que pesa 50 gramas e medindo 15 cm do bico a cauda venceu o comunismo chinês.



O comunismo fervia em varias partes do mundo, a idéia de que tudo era de todos e todos eram de tudo revolucionava cabeças por toda parte.
Foi assim com Castro e Mao-Tsé-Tung este ultimo demonstrando sua grande competência comunista promoveu uma grande campanha para elevar a produção agrícola chinesa. A avaliação de seu governo era de que os pardais constituíam a praga responsável pela baixa produtividade na agricultura por comerem as sementes e danificarem as plantações.
A campanha contra as "Quatro Pragas" foi iniciada em 1958 como uma campanha de higiene por Mao Tsé Tung, que identificava a necessidade de exterminar os mosquitos, moscas, ratos e pardais. Os pardais - principalmente o pardal-montês da Eurásia - foram incluídos na lista porque comiam sementes de grãos, roubando do povo os frutos do seu trabalho. As massas da China foram mobilizadas para erradicar os passaros, e os cidadãos tiveram que bater panelas e frigideiras ou bater tambores para assustar as aves de pousar, forçando-as a voar até que caíam do céu em exaustão. Os ninhos dos pardais eram derrubados, os ovos foram quebrados, e filhotes foram mortos. Os pardais e outros pássaros foram abatidos resultando na quase extinção das aves na China. Recompensas e reconhecimentos não materiais foram oferecidos às escolas, unidades de trabalho e órgãos do governo, de acordo com o volume de pragas que tinham matado.
Em abril de 1960, os líderes chineses perceberam que os pardais comiam uma grande quantidade de insetos, bem como grãos. Ao invés de serem aumentadas, a produção de arroz após a campanha foi substancialmente diminuída. Mao ordenou o final da campanha contra pardais, substituindo-os por percevejos na campanha em curso contra as Quatro Pragas. Por esta altura, no entanto, já era tarde demais. Sem pardais para comê-los, as populações de gafanhotos dispararam, e agravou-se os problemas ecológicos já causados pelo Grande Salto Adiante, incluindo o desmatamento generalizado e o mau uso de venenos e pesticidas. O desequilíbrio ecológico conduz a exacerbação da Grande Fome Chinesa, na qual mais de 30 milhões de pessoas morreram de fome.

ejomes#2011_09

Nenhum comentário: