sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

LARANJA MECANICA - O FILME

Laranja Mecânica (A Clockwork Orange) é um filme anglo-estadunidense escrito, produzido e dirigido por Stanley Kubrick, adaptado do romance de Antony Burgess de 1962 com o mesmo nome.
Utilizando imagens violentas e perturbadoras que estão relacionadas à psiquiatria, delinquência juvenil, gangues de jovens e outros assuntos sociais, políticos e econômicos em uma Inglaterra futurista.

O protagonista, interpretado por Malcolm McDowell é um sóciopata carismático cujos interesses incluem música clássica (principalmente Beetowen), estupro e ultra violência. Ele lidera uma pequena gangue de arruaceiros a quem ele chama de drugues (da palavra russa друг para "amigo", "camarada"). O filme narra os terríveis crimes de sua gangue, sua captura e a tentativa de reabilitação através do controverso condicionamento psicológico. Alex narra à maioria do filme em Nadsat, gírias adolescentes compostas por corruptelas de idiomas eslavos (principalmente russo), inglês ecockney. 

Lançado em dezembro de 1971 foi um filme super curtido pela geração da época principalmente a brasileira que vivia na época, assim como toda a America Latina, uma ditadura compactuada com a democracia americana.
Hoje 43 anos após seu lancamento o filme ainda e pertubardor principalmente pela posição de algumas pessoas que acreditam ser normal a politica a qualquer custo para implantar um sistema de governo criado no seculo retrasado. Pessoas essas com claras vertentes de sociopatia.

Nenhum comentário: