sábado, 9 de maio de 2015

PUM





Existem alimentos que causam gases como o feijão ou o grão-de-bico, por possuírem uma quantidade de fibras e carboidratos que fermentam mais durante a digestão e por isso têm uma maior tendência para provocar gases.

No entanto, é muito pessoal à intolerância do intestino a esses alimentos, e por isso nem todas as pessoas podem ter gases ao ingerir estes alimentos.

Mas e possível que pessoas mais velhas tenham mais gazes por não mastigarem devidamente os alimentos.

Os alimentos que podem causar maior formação de gases são: ervilha, lentilha, milho, repolho, brócolis, couve-flor, pepino, nabo, cebolas, derivados de leite e ovos.

Ao ingerir estes alimentos o indivíduo poderá apresentar sintomas como barriga inchada, dor abdominal e saída de gases. O que se pode fazer para solucionar este problema é tomar bastante água e um chá de erva-doce, porque este é um ótimo remédio natural.

quarta-feira, 6 de maio de 2015

PALAVRAS MAIS PROCURADAS

As dez palavras mais procuradas no Google são:

 1º - Amor

 2º - Sexo

 3º - Dinheiro

 4º - Morte

 5º - Vida

 6º - Politico

 7º - Guerra

 8º - Igreja

 9º - Cemitério

10º - Comida


Não existe essa sequencia, poderia ser ordem alfabetica ou pelo numeros de pesquisas. Mas eu acredito que estas são as mais procuradas. Não tem nomes proprios.

Qual destas palavras voce trocaria por uma de sua preferencia ?

Responda abaixo nos comentários.

sábado, 2 de maio de 2015

CORAÇÃO


Existe um lugar onde tudo é possível
Onde o amor é verdadeiro
E que tudo se conquista e nada se compra.
Existe um lugar onde os dias são calmos
e só se ouvem verdades
Onde se dorme um sono de paz
E todo amanhecer é lindo
Existe um lugar onde as flores têm um cheiro especial...
Este lugar e um jardim
O jardim do meu coração.

É neste lugar todas as flores é você!



quinta-feira, 30 de abril de 2015

CENTRO CULTURAL SÃO PAULO




O Centro Cultural São Paulo foi idealizado no inicio da década de 70 e construído em terreno disponibilizado pelas desapropriações ocorridas pela chegada do metrô aos arredores.

O projeto de Eurico Prado Lopes e Luiz Telles é considerado um dos mais significativos até hoje executados em São Paulo. A solução estrutural é complexa, utilizando concreto armado e ferro. O partido arquitetônico visou à horizontalidade, privilegiou a fluidez dos amplos espaços e incluiu diversos acessos.

quarta-feira, 8 de abril de 2015

ONIBUS - Velhinhos a Venda III

Alguns sites de Compra e Venda tem uma lista grande de onibus antigos ainda em condições de rodar.
Se tiver interesse acesse OLX, Mercado Livre, WebMotors entre outros.

quarta-feira, 25 de março de 2015

ONIBUS GUARULHOS

Empresa de Ônibus Guarulhos

De todos os tipos de transportes coletivos que temos em operação o mais comum é o ônibus. Ele está presente em cidades de todos os tamanhos não só por todo o Estado de São Paulo mas também por todo o Brasil. Se os ônibus agradam por ter linhas que muitas vezes param na rua da casa que moramos, por outro reclamamos que muitas vezes os ônibus estão sujos, atrasados ou ultrapassados. E em Guarulhos, que já teve trem no passado mas que por trapalhadas políticas hoje não tem mais, o ônibus não é opção, mas é o único meio de transporte coletivo. E ao falar de ônibus em Guarulhos não dá pra não lembrar de uma empresa que marcou os guarulhenses: A Empresa de Ônibus Guarulhos.
Ônibus da E.O Guarulhos em 1980 (clique na foto para ampliar).
Ônibus CAIO Gabriela da E.O Guarulhos em 1980 (clique na foto para ampliar).
Mas antes de falar da empresa e como ela surgiu, precisamos voltar algumas décadas no tempo e saber dos primórdios do transporte coletivo na segunda maior cidade paulista. E para ilustrar essa história, vejam a foto abaixo, que mostra a rua Dom Pedro II, no centro de Guarulhos, em meados da década de 20:
Um centro de Guarulhos pacato nos anos 20 (clique para ampliar).
Um centro de Guarulhos pacato nos anos 20 (clique para ampliar).
Hoje com tantos acessos e com três rodovias cortando a cidade fronteiriça a São Paulo, em certos trechos é até difícil dizer onde começa Guarulhos e onde é a capital, mas no passado era tudo muito diferente.  Voltando para as duas primeiras décadas do século 20, você tinha três maneiras de chegar ou sair de Guarulhos:
  1. De trem, pelo Tramway da Cantareira, que, por dar a volta pela zona norte paulistana, era consideravelmente lento.
  2. De carro, o que no início do século 20 era algo para poucos privilegiados
  3. De ônibus até a Penha e de lá para o centro de São Paulo, que costumávamos chamar de “Cidade”.
E se você optasse pela terceira opção, iria pegar um dos ônibus da empresa que fazia o itinerário Guarulhos-Penha, que saia da região central da cidade e pegava a Avenida Guarulhos para chegar até o bairro paulistano. Abaixo dois ônibus desta viação pioneira em foto enviada por Gustavo Neme Feola, neto do fundador da então viação de Manzano & Abrahão.  A seta indica um dos fundadores da empresa, Chafic Abrahão Neme.
A frota de Guarulhos em 1927 (clique para ampliar).
A frota de Guarulhos em 1927 (clique para ampliar).
Esta empresa seguiu por décadas fazendo o transporte de passageiros entre Penha e Guarulhos até a década de 40. A título de curiosidade, em 1930 a passagem de ônibus entre Guarulhos e a Penha custava 600 Réis. Entre a década de 30 e 40 as informações sobre a história das empresas de ônibus em Guarulhos não são muito claras. Porém, é no pós-guerra que o serviço de ônibus dará um grande salto nesta cidade.
Ônibus carroceria CAIO da E.O Guarulhos em 1957 (clique na foto para ampliar).
Ônibus carroceria CAIO da E.O Guarulhos em 1957 (clique na foto para ampliar).
É no ano de 1946 que a empresa que fazia o trajeto Guarulhos – Penha é vendida para um grupo de empresários. A então denominada “Empresa de Ônibus Guarulhos Ltda” é comprada pelos irmãos José, Orlando, Nelson, Renato e Rubens Nascimento dos Santos, juntamente com Fioravante Iervolino. Nascia assim a Empresa de Ônibus Guarulhos S/A. Tão logo a empresa chegou aos novos donos, um novo e longo período de crescimento foi conhecido. A empresa começou a explorar novas linhas e a frota, de 9 ônibus em 1946, aumentou consideravelmente. E com isso uma nova garagem para abrigar os ônibus foi necessária. E ela era bem próximo ao leito do Tramway da Cantareira, não muito distante da Estação Guarulhos. A foto a seguir mostra a garagem em 1968.
Garagem da E.O Guarulhos em 1968 (clique na foto para ampliar).
Garagem da E.O Guarulhos em 1968 (clique na foto para ampliar).
Localizada na Avenida Guarulhos, a garagem da empresa logo tornou-se um atrativo para o desenvolvimento na região. Estabelecimentos comerciais se firmaram rapidamente ao redor da garagem e também outras empresas. Não muito longe dali haviam duas companhias importantíssimas para os guarulhenses, como a Microlite, que produzia na cidade as pilhas Rayovac e a Carbonell Fiação e Tecelagem. A fotografia área abaixo, feita no início da década de 70, mostra a garagem e as empresas da região:
Clique na foto para ampliar
Clique na foto para ampliar
E abaixo, mais duas fotografias da garagem no ano de 1968:
Oficinas da E.O Guarulhos (clique para ampliar).
Oficinas (clique para ampliar).
Ônibus estacionados no pátio da empresa (clique para ampliar).
Ônibus estacionados no pátio da empresa (clique para ampliar).
A Empresa de Ônibus Guarulhos seguiu crescendo em linhas, número de veículos e passageiros, mesmo com o tempo enfrentando a concorrência de novas empresas a explorar o serviço em Guarulhos, como a Viação Gato Preto entre outras. Em 1950 começou a operar um novo itinerário, que por muitos anos foi a linha símbolo da empresa: Guarulhos – Praça Clóvis Bevilacqua. Com isso, 14 anos após sua criação, já então no ano de 1960, a E.O. Guarulhos já tinha um  total de 7 linhas diferentes e uma frota numerosa. Neste mesmo ano Fioravante Iervolino negociou sua parte na empresa com Paschoal Thomeu, que foi empresário e prefeito de Guarulhos. Em 1968 a empresa atingiria 15 linhas, sendo 10 municipais e 5 intermunicipais transportando neste ano 94 mil passageiros por dia. E foi neste mesmo ano que a empresa fez uma grande reformulação da frota, com veículos Mercedes-Bens (os modelos das três fotos coloridas anteriores).
Interior de um dos ônibus da E.O Guarulhos (clique para ampliar).
Interior de um dos ônibus da E.O Guarulhos (clique para ampliar).
Em 1991 a empresa tem um mudança nos acionistas e o controle acionário passou para o Grupo Jacob Barata, que administra empresas de ônibus em diversos municípios brasileiros, entre eles, principalmente, o Rio de Janeiro. Atualmente a empresa ainda faz parte deste mesmo grupo acionário, agora denominado Grupo Guanabara. A então E.O Guarulhos agora chama-se Guarulhos Transportes, e a garagem que antes era na Avenida Guarulhos foi mudada para a Rua Deputado Ulisses Guimarães, no bairro guarulhense do Taboão.Abaixo, veja uma galeria de fotos com alguns dos ônibus da E.O Guarulhos que marcaram época entre os anos 70 e 80 (clique para ampliar):
Foto: Douglas Nascimento
Foto: Douglas Nascimento
Foto: Douglas Nascimento
Foto: Douglas Nascimento
Foto: Douglas Nascimento
Foto: Douglas Nascimento
A VELHA GARAGEM ATUALMENTE:
A antiga garagem atualmente (clique para ampliar).
A antiga garagem atualmente (clique para ampliar).
Esqueça a foto de 1968 lá do início do artigo com a bela fachada da garagem pintada predominantemente de amarelo e com detalhes em verde, cores da bandeira nacional e por muitos e muitos anos a cor da frota da empresa. O que outrora foi uma das mais belas garagens da Grande São Paulo hoje é, de longe, um dos prédios mais horrorosos da cidade de Guarulhos. Desde que a viação saiu dali o prédio entrou em lenta decadência até se transformar na feiúra que é hoje. Quem observa e não conhece bem o local até pensa se tratar de um prédio abandonado, mas ele não é. Apesar de colecionar vidros quebrados em quase todas janelas, pichações e um aspecto de total decadência o local serve como depósito e garagem de caminhões.
Clique na foto para ampliar
Clique na foto para ampliar
Este situação mostra duas coisas: Primeiro a total inação da Prefeitura de Guarulhos, que é muito rápida em cobrar impostos mais altos que a média dos municípios vizinhos, mas é incapaz de exigir que um imóvel como este tenha uma fachada, no mínimo, limpa. Por mais que o imóvel seja privado, é preciso ter bom senso das autoridades e exigir que um imóvel que funciona regularmente tenha uma apresentação, no mínimo, decente. Segundo o quanto não ligamos para a nossa memória. O que hoje é ruína, um dia foi parte integrante do cotidiano guarulhense e está sendo ignorado. Enquanto estive no local batendo fotos conversei com algumas pessoas e nenhuma soube dizer que no passado ali foi uma garagem de ônibus. Nem todo mundo dá atenção para a história dos ônibus. Entretanto há por ai uma grande comunidade de busólogos (e eu me incluo) que se preocupa em catalogar, fotografar e documentar linhas antigas, ônibus antigos e velhas garagens. Pelo menos sabemos que estas histórias não desaparecerão. FONTES CONSULTADAS: Gustavo Feola (Familiar de Chafic Abrahão Neme) Revista Mercedes-Benz – Ano 2, Número 21 – 1968 Diário Oficial de Guarulhos (vários anos e edições) Diário do Comércio – Edição de 03/06/2004 Jornal Olho Vivo – Edição de 08/12/2006

quarta-feira, 4 de março de 2015

MARADONA CONFESSA

ONIBUS - Velhinhos a Venda II

Alguns sites de Compra e Venda tem uma lista grande de onibus antigos ainda em condições de rodar. 
Se tiver interesse acesse OLX, Mercado Livre, WebMotors entre outros.