quinta-feira, 25 de agosto de 2011

SACOLAS PLASTICAS - VITIMA OU VILÃ


Sacolinhas de supermercado, feitas de polietileno, são as vilãs do meio ambiente por poluir rios, cidades e lixões e devem ser banidas?

Ou, pelo contrário, são indispensáveis ao dia a dia da população por serem úteis na hora de carregar as compras e acondicionar o lixo?

Esta polêmica vem mobilizando as indústrias do setor, ambientalistas, autoridades, a população e pesquisadores em geral.

A FAVOR DA PROIBIÇÃO:

Os que são contra as sacolinhas contabilizam algumas vitórias importantes: várias cidades do País, entre elas São Paulo, fizeram leis proibindo os supermercados de as fornecerem aos consumidores; na Assembléia Legislativa paulista tramita um projeto propondo o recolhimento e substituição das sacolas feitas de polietileno, polipropilenos e similares por sacolas “biodegradáveis, compostas por matérias que se degradam naturalmente, assim como a oxidegradável. Ambas possuem aditivo para acelerar o processo de degradação”.

CONTRA PROIBIÇÃO:

Na trincheira oposta, o Instituto Sócio Ambiental dos Plásticos (Plastivida), mantido por indústrias do setor, o Instituto Nacional do Plástico e a Associação Brasileira da Indústria de Embalagens Plásticas Flexíveis veicularam nos meses de junho e julho uma campanha em redes de rádio de São Paulo, Santa Catarina, Ceará e Pernambuco garantindo que as sacolinhas são sustentáveis, reutilizáveis por toda a população para acondicionar o lixo, além de serem recicláveis.

As entidades baseiam suas afirmações em estudo feito pela Agência Ambiental Britânica e publicado em fevereiro deste ano. O trabalho demonstrou que, comparadas a outros tipos de embalagens, as sacolinhas usam menos matéria-prima em sua fabricação e emitem menos CO2 durante seu ciclo de vida.

“Por que acabar com a embalagem mais sustentável?” questiona a campanha.

O trabalho feito pelos britânicos seguiu todos os parâmetros, normas e exigências técnico-científicas e comparou o ciclo de vida das sacolas plásticas comuns com os outros tipos de embalagens que poderiam ser usadas para substituí-las, como saco de papel, caixa de papelão, sacola de algodão e sacolas biodegradáveis.

O impacto ambiental será péssimo caso a proibição vire lei, porque a melhor alternativa ambiental estaria sendo descartada. “Existem leis banindo as sacolinhas, mas várias já foram consideradas inconstitucionais pela Justiça e perderam a validade”. Tais decisões estariam embasadas no conceito de que, depois de utilizadas, as sacolinhas viram resíduo sólido urbano, que é um tema já regulamentado pela Política Nacional de Resíduos Sólidos. Ou seja, estados e municípios não podem ter uma lei que se sobreponha à legislação federal.

RESUMINDO:

O impacto de uma eventual proibição das tradicionais embalagens seria sentido pela população. O consumidor usa a sacolinha para transportar as compras e, depois, para acondicionar o lixo da cozinha, banheiro, embalar sapatos, roupas e outros objetos.

O saco plástico sempre foi considerado a melhor forma de acondicionar lixo porque evita a contaminação do solo pelo Cho rume – líquido gerado pelo lixo orgânico – quando depositado no lixão. Se sumir do supermercado, uma parcela de consumidores passará a comprar o saco de lixo e o plástico continuará a ser usado da mesma forma. Outra parcela poderá descartar seu lixo em latões, o que naturalmente atrairá roedor e outros vetores de doenças. Quando chover vai tudo se espalhar, gerando um sério problema sanitário.

É difícil substituir as sacolinhas em virtude do baixo custo e da praticidade que têm. Daí a preocupação dos pesquisadores em estudar polímeros que tenham um perfil mais sustentável que os disponíveis atualmente.


ejomes@2011-08

terça-feira, 23 de agosto de 2011

VASP - Aviões & Sucatas - O Inicio do Fim

VASP - Congonhas se desfaz de Boeings da Vasp encostados há 7 anos.

O aeroporto de Congonhas começa hoje a se desfazer do que restou dos aviões da Vasp. Quatro Boeings 737-200 encostados há sete anos serão os primeiros a serem desmontados e guardados para, depois, ir a leilão.

Será o (início do) fim da relação da companhia com o "campo da Vasp", como ficou conhecido Congonhas nos primeiros anos pós-inauguração, em 1936.

Os 737-200 estão parados no aeroporto desde setembro de 2004. Em janeiro do ano seguinte, a Vasp interrompeu suas operações; a Justiça decretou a falência da companhia em 2008.

Em fóruns da internet, aficionados em aviação se articulam para arrematar as peças. Os lotes devem ser leiloados por cerca de R$ 50 mil.

Uma parceria entre governo federal e Conselho Nacional de Justiça permitiu a retirada dos aviões, que chegaram à Vasp entre 1972 e 1974.

Há outros seis aviões da Vasp em Congonhas, entre os quais Airbus A-300, recebidos zero quilômetro em 1982 e usados em vôos de média e longa distância, como rotas internacionais. Eles ainda não estão liberados pela Justiça para desmonte.

A Vasp ocupa cerca de 10% de Congonhas. A área livre será usada para ampliar o aeroporto. A Infraero pediu autorização ao “Conselho Municipal de Patrimônio Histórico” para demolir estruturas antigas do aeroporto, entre eles um prédio da Vasp.



                                                    

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

SÃO PAULO, Zona Sul


Cidade de São Paulo, Rodovia dos Imigrantes km 13, veja ao fundo a Serra da Cantareira e a esquerda os edificos da Av. Paulista

                                 * CLICK SOBRE A FOTO

domingo, 31 de julho de 2011

EXPRESSO BRASILEIRO - Garagem Sacomã

A história do transporte de passageiros no Brasil passa sem duvida nenhuma pela história da viação EXPRESSO BRASILEIRO.

Mais que uma empresa e uma marca que desde 1941 mudou de proprietários varias vezes, mas manteve o mesmo nome. A marca Expresso Brasileiro deve ter um alto valor de mercado talvez num porcentual maior que o próprio valor da frota e instalações. Mas isso talvez nem seja levado em consideração, basta ver as marcas famosas que desapareceram. O caso mais emblemático foi o do Banco Nacional que em 1994  passou por dificuldades financeiras e sofreu intervenção do Banco Central e mesmo sendo uma marca associada ao grande Ayrton Senna acabou sendo descartada na fusão com o Unibanco. A Revista Exame de Abril de 2011 revelou que a marca 16 anos depois ainda continua forte.

Aqui algumas fotos da garagem Sacomã na Avenida Presidente Tancredo Neves, 228 São Paulo SP.

As fotos mostram parte da equipes de manutenção e higienização dos ônibus.






Fotos SETNEWS AnoXII - nº 97 Setembro 1997

segunda-feira, 4 de julho de 2011

COPA 2014 Brasilia terá Jogo de Abertura

A abertura da Copa 2014 será em Brasília, já decidido pela FIFA.

Como diz a musica: QUEM SABE FAZ A HORA, NÃO ESPERA ACONTECER.


Apesar de publicar oficialmente só em outubro de 2011 o governo já foi informado extra oficialmente da decisão da FIFA. Mesmo porque o próprio governo não quer correr o risco de pagar um mico mundial a tentar bancar um estádio que ainda não existe e não tem a menor garantia de existir.

Atualmente, Brasília está com 33% das obras do estádio concluída. Trabalham na área cerca de 1.900 operários e arena está em fase de conclusão da escavação e construção de arquibancadas. A obra está prevista para ser concluída em dezembro de 2012, ao custo de cerca de R$ 600 milhões, para 70 mil lugares.

Patrimônio Cultural da Humanidade à cidade recebe 1.000.000 (um milhão) de turistas ano.

Estádio Mané Garrincha - Brasilia DF - 01 Julho 2011


Local onde se pretende construir o estadio para abertura da copa 2014 em São Paulo-SP 01 Julho 2011

ejome#2011 Julho

quinta-feira, 23 de junho de 2011

SANTOS FC

SANTOS SEMPRE SANTOS

Eu posso dizer que sou isso ou aquilo, posso dizer também que fiz e desfiz que tenho e que não tenho, pois palavras são palavras nada mais que palavras.
Mas números são números eles não mentem.
E pra falar em Santos F C vou falar apenas dos últimos 10 anos de 2002 a 2011.
Os números são esses.
Nos últimos 10 anos o SANTOS FC participou de 13 finais de campeonatos, ganhou 8 foi vice em 5.
Brasileirão, Paulista, Copa do Brasil, Libertadores e Mundial. Superou os times do chamado trio de ferro do futebol paulista.
Santos F C faz parte de um grupo de times do futebol brasileiro que chamo de TOP FIVE DO FUTEBOL BRASILEIRO são os 5 clubes que nunca saíram da Primeira Divisão do Futebol brasileiro.


Frente ao estadio do Santos FC - Vila Belmiro
Pacaembu com a torcida santista da capital paulista
Torcida Jovem - Pacaembú
Vila Belmiro
Camarotes Defensores da Vila

domingo, 19 de junho de 2011

RODSOM DOS ANJOS

Cris Pereira e seu personagem Rodsom dos Anjos do DVD Primeiro as Damas.

PARTE 1



PARTE 2

POEMAS SÃO PASSAROS


"Os poemas são passaros que chegam não se sabe de onde e pousam no livro que lês.
Quando fechas o livro, eles alçam voo como de um alçapão.
Eles não tem pouso nem porto, alimentam-se um instante em cada par de mãos e partem.
E olhas, então, essas tuas mãos vazias, no maravilhado espanto de saberes que o alimento deles já estava em ti..."


Mario Quintana

sexta-feira, 17 de junho de 2011

ETERNIDADE Chico Xavier


O que eu tenho não me pertence
Embora faça parte de mim.
Tudo o que sou me foi um dia emprestado pelo criador, para que eu possa dividir com aqueles que entram na minha vida.
Ninguém cruza nosso caminho por acaso.
E nós não entramos na vida de alguém sem nenhuma razão.
Há muito que dar e o que receber.
Há muito que aprender, com experiências boas ou negativas.
É isso... Tente ver as coisas negativas que acontecem com você como algo que acontece por uma razão precisa.
E não se lamente pelo ocorrido.
Além de não servir de nada reclamar, isso vai lhe vendar os olhos para continuar seu caminho.
Dê de você mesmo o quanto puder! Quando você se for, a única coisa que vai deixar é a lembrança do que fez aqui.
Seja bom, tente dar sempre o primeiro passo, nunca negue uma ajuda ao seu alcance.
Perdoe e dê de você mesmo.
Seja uma benção!
Deus não vem em pessoa para abençoar.
Ele usa os que estão aqui dispostos a cumprir essa missão.
Todos nós podemos ser anjos.
A eternidade está nas mãos de todos nós.
Viva de maneira que, quando você se for, muito de você ainda fique naqueles que tiveram a boa ventura de encontrá-lo!!!


Autor: Chico Xavier

domingo, 5 de junho de 2011

AGRADECIMENTO A MEU PAI

Pai você que ontem partiu deste mundo mostrou-me todos os caminhos da vida alguns demorei muito a seguir, mas já adulto entendi teus ensinamentos.
Agradeço a você por ter sido um homem dedicado a família, justo e sensato.
Tua simplicidade e sabedoria mostraram-me que observar a vida e mais sábio que tentar entende-la.
E que todos saibam que um dia eu te abracei e disse que te amava.
Pai Obrigado por tudo


JOÃO BATISTA
*11 Dez 1923 + 04 Jun 2011

sábado, 28 de maio de 2011

JOE COCKER - You are so beautiful...




You Are So Beautiful
Joe Cocker

you are so beautiful
to me
you are so beautiful
to me,
can't you see
you're everything I've hoped for
you're everything I need
you are so beautiful
to me
such joy and happiness
you bring
such joy and happiness
you bring
like a dream
a guiding light that shines in the night
heavens gift to me
you are so beautiful
to me

You Are So Beautiful (tradução)
Joe Cocker

você é tão bonita
pra mim
você é tão bonita
pra mim,
você não percebe?
você é o que eu esperava
você é tudo que eu preciso
você é tão bonita
pra mim
tal alegria e felicidade
voce traz
tal alegria e felicidade
voce traz
como um sonho
a luz que guia, que brilha na noite
ceús presentes para mim
você é tão bonita
pra mim

You Are So Beautiful (versão)
Joe Cocker / Versão: Ejomes

você é tão bonita
pra mim
que você nem percebe
você é o que eu esperava
você e tudo que eu preciso
você é tão bonita
pra mim
que alegria e felicidade
você traz como um sonho
a luz que guia e brilha na noite
são céus de presentes para mim
você é tão bonita
pra mim

ejomes*2011_05

domingo, 22 de maio de 2011

ONIBUS CAIO

CAIO TOPBUS TP

Em agradecimento aos amigos de Mogi das Cruzes-SP, estou postando estas fotos do maior ônibus articulado que esta circulando em São Paulo desde Dezembro de 2010.
Trata-se do modelo da Caio TopBus Piso Baixo,  com motor Volvo.
As fotos mostram o ônibus prefixo 7 2431 da Viação Campo Belo chegando em sua garagem na zona sul de São Paulo ainda sem emplacamento no final de Novembro de 2010.




segunda-feira, 9 de maio de 2011

EXPRESSO BRASILEIRO - DIPLOMATA FLXIBLE

FLXIBLE COMPANY VL-100 – History in Brazil.

Com a modernidade que se apresentava nos inícios dos anos 50 e a inauguração da Rodovia Presidente Dutra em 1951 ligando Rio de Janeiro a São Paulo. As empresas de ônibus que atuavam naquela época começam a disputar quem melhor serviria os usuários.
Sendo assim a Viação Cometa que havia adquirido os modernos GMC PD 4104 vê sua concorrente direta na linha São Paulo - Rio a Expresso Brasileiro Viação Ltda., adquirir nos EUA os também modernos Flxible VL 100.
Percebendo que a Expresso Brasileiro iria receber primeiro seus ônibus Flxible VL 100 recorre a justiça alegando que a guia de importação feita pelo Expresso Brasileiro tinha irregularidades. Já que após as guias importação serem emitidas o governo federal publicou uma lei proibindo a importação de ônibus.
Como os ônibus estavam ainda a caminho só 2 unidades foram desembarcadas as outras 30 juntamente com varias peças de reposição ficaram na alfândega do Porto de Santos esperando uma decisão judicial que só seria resolvida dois anos depois quando a empresa de Manoel Diegues fundada por ele em 1940 já estava praticamente quebrada, já que na expectativa de receber os ônibus ainda em 1958 ele vendeu os antigos que tinha. Ficando praticamente sem ônibus pra atender os usuários das linhas que a EBVL

Existem algumas publicações que falam que a Expresso Brasileiro da época havia importado 30 veículos, quando na verdade foram 32.
Veja a lista de produção da própria Flxible Company, sediada na cidade de Loudonville – Estado de Ohio, trazendo nome do modelo (Model), motor (Model NO), serie de fabricação (Serial NO), numeração de chassi (Engenier), nome do comprador (Purchaser), cidade destino (City), pais (State) e Data de Fabricação.
FLXIBLE VL-100 SERIAL NUMBERS
SERIAL NUMBERS: 10 309 – 10140 PRODUCTION
Model         Model nº         Serial   Engine nº   Original Purchaser  City   State    Data
VL100   236DD1-58-41IC-AC  10309   6A-76792  Expresso Brasileiro   Santos  BZ   16/08/58
VL100   236DD1-58-41IC-AC  10310   6A-76793  Expresso Brasileiro   Santos  BZ   20/08/58
VL100   236DD1-58-41IC-AC  10311   6A-76794  Expresso Brasileiro   Santos  BZ   08/04/59
VL100   236DD1-58-41IC-AC  10312   6A-76796  Expresso Brasileiro   Santos  BZ   21/04/59
VL100   236DD1-58-41IC-AC  10313   6A-76795  Expresso Brasileiro   Santos  BZ   24/07/59
VL100   236DD1-58-41IC-AC  10314   6A-76765  Expresso Brasileiro   Santos  BZ   01/09/58
VL100   236DD1-59-41IC-AC  10315   6A-76767  Expresso Brasileiro   Santos  BZ   24/07/59
VL100   236DD1-59-41IC-AC  10316   6A-76768  Expresso Brasileiro   Santos  BZ   30/07/59
VL100   236DD1-59-41IC-AC  10317   6A-76766  Expresso Brasileiro   Santos  BZ   30/07/59
VL100   236DD1-59-41IC-AC  10318   6A-77271  Expresso Brasileiro   Santos  BZ   27/08/59
VL100   236DD1-59-41IC-AC  10319   6A-77273  Expresso Brasileiro   Santos  BZ   27/08/59
VL100   236DD1-59-41IC-AC  10320   6A-77277  Expresso Brasileiro   Santos  BZ   31/08/59
VL100   236DD1-59-41IC-AC  10321   6A-77272  Expresso Brasileiro   Santos  BZ   31/08/59
VL100   236DD1-59-41IC-AC  10322   6A-77274  Expresso Brasileiro   Santos  BZ   05/09/59
VL100   236DD1-59-41IC-AC  10323   6A-77275  Expresso Brasileiro   Santos  BZ   05/09/59
VL100   236DD1-59-41IC-AC  10324   6A-77280  Expresso Brasileiro   Santos  BZ   09/09/59
VL100   236DD1-59-41IC-AC  10325   6A-77278  Expresso Brasileiro   Santos  BZ   09/09/59
VL100   236DD1-59-41IC-AC  10326   6A-77279  Expresso Brasileiro   Santos  BZ   09/09/59
VL100   236DD1-59-41IC-AC  10327   6A-78428  Expresso Brasileiro   Santos  BZ   09/09/59
VL100   236DD1-59-41IC-AC  10328   6A-78427  Expresso Brasileiro   Santos  BZ   11/09/59
VL100   236DD1-59-41IC-AC  10329   6A-78433  Expresso Brasileiro   Santos  BZ   11/09/59
VL100   236DD1-59-41IC-AC  10330   6A-78435  Expresso Brasileiro   Santos  BZ   14/09/59
VL100   236DD1-59-41IC-AC  10331   6A-78431  Expresso Brasileiro   Santos  BZ   14/09/59
VL100   236DD1-59-41IC-AC  10332   6A-78432  Expresso Brasileiro   Santos  BZ   16/09/59
VL100   236DD1-59-41IC-AC  10333   6A-78429  Expresso Brasileiro   Santos  BZ   16/09/59
VL100   236DD1-59-41IC-AC  10334   6A-79236  Expresso Brasileiro   Santos  BZ   18/09/59
VL100   236DD1-59-41IC-AC  10335   6A-79243  Expresso Brasileiro   Santos  BZ   18/09/59
VL100   236DD1-59-41IC-AC  10336   6A-79240  Expresso Brasileiro   Santos  BZ   18/09/59
VL100   236DD1-59-41IC-AC  10337   6A-79241  Expresso Brasileiro   Santos  BZ   21/09/59
VL100   236DD1-59-41IC-AC  10338   6A-79242  Expresso Brasileiro   Santos  BZ   21/09/59
VL100   236DD1-59-41IC-AC  10339   6A-79235  Expresso Brasileiro   Santos  BZ   23/09/59
VL100   236DD1-59-41IC-AC  10340   6A-78434  Expresso Brasileiro   Santos  BZ   23/09/59



ejomes@2011_05