sábado, 27 de outubro de 2007

BLADE RUNNER O FILME 16 ANOS DEPOIS


BLADE RUNNER fascina a quem acredita que toda obra de arte tem sua mensagem.
E este filme tem. Num mundo futurista maquinas a imagem e semelhanças dos seres humanas são destruídas após se tornarem obsoletas. Mas um grupo destas maquinas com inteligência emocional rebelasse contra o sistema e tenta fugir do seu destino final. Ai surge à figura do “Caçador de Andróides” que tem como missão à exterminação destas maquinas.
No momento final do filme, quando o personagem “Roy Batty” vivido pelo ator Hutger Hauer numa luta de vida ou morte contra o personagem “Rick Deckard” vivido pelo ator Harrison Ford já numa situação terminal diz :
- Afinal somos todos replicantes e um dia todos nos morremos.
Foi neste momento que percebi que o filme não falava de andróides, mas sim de seres humanos.
O filme tem ação, romance, violência e acima de tudo uma mensagem. A que todos nos seres humanos também somos replicantes e seremos mais dia menos dia exterminados pelo sistema. Talvez não um extermínio físico, mas um extermínio intelectual, moral e emocional. Por que o sistema não precisa de ninguém pensando. Ele só precisa de
pessoas que concordem com ele. Muitas vezes para sobreviver ao “sistema” pernicioso, muitas pessoas concordam com ele. Sem mesmo acreditar no que ele diz vão se fazendo de surdos, cegos e mudos. Não escuto porque sou surdo não enxergo porque sou cego e não falo porque sou mudo e ai o “sistema” te aplaude e te recompensa com um punhado de moedas de ouro.
Concorde com a injustiça contra uma pessoa e você será a próxima vitima desta mesma injustiça. Você pode ate se achar a pessoa mais importante do sistema, pois e assim que ele precisa de você. Ate que um dia você também será exterminada do sistema, pois estará obsoleta e sem utilidade para ele.
Eu prefiro dizer a verdade sobre o que vejo, sobre o que escuto, pois assim estarei sempre atual e mais humano na essência do significado desta palavra.

NOTA: A trilha sonora de “BLADE RUNNER’ tem musicas magníficas compostas e executas por Vangalis”.

evaristomesquita@terra.com.br / Ejomes2007

Nenhum comentário: